Toda criança gosta de imaginar, criar, desenhar, fantasiar, expressar seus pensamentos e sentimentos por meios nada convencionais. Os pais também têm aqui um papel importante: o de abrir espaço para que seus filhos possam ter experiências cada vez mais ricas – em casa ou em espaços culturais apropriados. Veja algumas dicas e faça muita arte com as crianças:

1. Na vida familiar, a primeira dica para estimular os filhos a viverem intensamente a experiência artística é… tolerância. Não podemos esquecer que fazer Arte produz alguma sujeira mesmo – com tinta, cola ou qualquer outro material que se use. Portanto, paciência com as crianças é necessário. 

2. Isso vale também para outras manifestações artísticas. Deixe as crianças pularem, cantarem, dançarem, fantasiarem. Tudo isso também é expressão da Arte

3. Esqueça os julgamentos de adulto, que muitas vezes adotam um padrão único para julgar arte. Valorize as produções, elogie, leve em conta os objetivos da criança, sem tentar corrigir ou criticar

4. É importante que as crianças tenham acesso a materiais variados para criar, além de lápis de cor e papel branco. Claro, tome cuidado com a segurança dos materiais, mas procure enriquecer as possibilidades. Deixe à disposição, por exemplo, uma fantasia, um chapéu, óculos, enfim, adereços que possam utilizar para fantasiar ou encenar personagens.

5. Não veja a Arte como um dom. A Arte pode, sim, ser ensinada para todos e a criança pode aprender. Aliás, os pais também podem aprender, em qualquer momento da vida. É uma questão de desenvolver habilidades. Todos nós podemos ser artistas, em alguma linguagem. 

6. Crie o hábito familiar de frequentar espaços de cultura e Arte, como teatros, exposições. São programas muitas vezes gratuitos, de que as crianças gostam muito.

7. Leve em conta que as crianças podem querem aprofundar seu desenvolvimento no mundo artístico. Ao longo de sua formação, lembre-se de que a Arte pode ser trabalhada também fora da escola, em ateliers, escolas de música, dança, entre outros locais. 

8. Converse com as crianças também sobre Arte. Não existe certo ou errado. É importante dialogar sobre tudo, inclusive sobre desenhos e outras produções, obras que viram juntos, músicas, enfim, sobre qualquer manifestação artística – que fazem parte da vida de todos nós.

Deixe sua mensagem