Educandário Turma do Leãozinho fica localizado na Mooca, um dos bairros mais tradicionais de São Paulo – SP.

Venha conhecer nossa escola e proposta para Educação Infantil, temos uma metodologia inovadora, baseada em princípios de Montessori

 

Educação Infantil

Em nossa proposta pedagógica, consideramos que é preciso, em primeiro lugar, admitir que a educação infantil tem uma dupla dimensão, a de cuidar e a de educar. Assim, cabe a essa fase escolar proteger a criança, garantir que ela se desenvolva de forma saudável e íntegra sem, no entanto, esquecer que esse desenvolvimento depende também do acesso aos bens culturais que são de direito da criança conhecer e se apropriar. Por isso, assumimos que o processo de constituição de sujeitos no mundo da cultura, que chamamos de educação, não se dá apenas por transmissão de informações, mas por produção de sentidos e de significados por parte de quem aprende.

Acreditamos que das experiências que a criança tem na educação infantil não resulta apenas o que consideramos tradicionalmente como conhecimento. Por isso, ao pensarmos em uma proposta para educação infantil, é preciso defender o direito de a criança ser criança. Isso significa que, no espaço das aprendizagens, deve haver lugar para a fantasia, o brincar, o cuidar, de modo que a criança possa transformar a escola e se transformar por ela. É importante ainda que haja lugar para o gosto, a sensibilidade, o desenvolvimento de habilidades sociais, o domínio do espaço, do corpo, das modalidades expressivas, para a curiosidade, o desafio e a oportunidade para investigação e resolução de problemas.

 

Coleção Sempre Viva

Os materiais didático-pedagógicos da Coleção Sempre Viva foram criados da com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil.

Na Educação Infantil o currículo deve apresentar situações em que a criança possa desenvolver suas habilidades como ser humano, e vincular tal desenvolvimento à aprendizagem de saberes culturais que lhe permitam conhecer o mundo. Dessa forma, a organização curricular da Coleção Sempre Viva apresenta aos educadores informações sobre “o que”, “como” e “quando” ensinar e/ou avaliar. As áreas de conhecimento são trabalhadas de forma interdisciplinar, e as atividades, apesar de seguirem uma numeração necessária à organização do livro, não implicam uma sequência. Por esse motivo, podem ser trabalhadas de acordo com o planejamento do professor, conforme a realidade da Instituição e o interesse da turma.

Todos os exercícios propostos nos livros da Coleção Sempre Viva estão embasados nos SEIS DIREITOS DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA e nos CINCO CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS, conforme a BNCC da Educação Infantil.

A orientação referida para o professor, a cada atividade recomendada por página do livro, está assegurada pelos direitos de desenvolvimento e aprendizagem da criança, garantindo-se os campos de experiências nos exercícios propostos.

O direito de BRINCAR se expressa nos campos de experiências:

  • “O EU, O OUTRO, O NÓS”
  • “CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS”
  • “ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO”
  • “TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS”
  • “ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES”

Com essas orientações, o professor se apropria dos direitos e campos de experiências no planejamento diário com a turma e os assegura aos alunos. O mesmo ocorre com os demais direitos, que também devem perpassar por todos os campos.

Projeto Ciranda

Um currículo de Educação Infantil que respeite o direito da criança de ser criança e que possibilite a construção de conhecimentos formais e sociais é premissa que está no cerne do Projeto Ciranda.

Embasado nos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e nas pesquisas mais recentes acerca da educação da infância, o material está organizado por faixa etária e oferece propostas que respeitam as especificidades das crianças de 3, 4 e 5 anos.

O material contempla os cinco eixos propostos pelos documentos oficiais – Linguagem oral e escrita, Matemática, Natureza e Sociedade, Arte e Música e Movimento– nos quais são indicadas atividades que valorizam o brincar, a interação, a nutrição estética e a resolução de problemas.

No Projeto Ciranda, a escolha das atividades está dirigida ao desenvolvimento de habilidades de pensamento e de noções e conceitos em todos os eixos. Por meio delas, os alunos são desafiados a participar, sentindo-se capazes de vencer as dificuldades com as quais se defrontam, estimulados a perceber seu progresso, controlar e rever seus erros, seus avanços, compreendendo seu próprio processo de aprendizagem.

Além do portfólio do aluno, do livro do professor e dos recursos necessários para a realização de todas as atividades individuais e coletivas, o Projeto Ciranda oferece a formação continuada para a equipe docente e a gestão das escolas parceiras.

Um material didático de qualidade associado ao apoio à escola fazem do Ciranda uma proposta pedagógica cujo objetivo central é oferecer às crianças uma educação de qualidade e um ambiente lúdico e feliz.

Com o Projeto Ciranda, a escola se transforma em um espaço de aprendizagens para a fantasia, o brincar, o cuidar, de modo que a criança possa transformar a escola e ser transformada por ela.

(Fonte: http://projetociranda.com.br/sobre-o-projeto/)

https://www.youtube.com/watch?

 

Programa Bilíngue

2Ways é um programa de imersão que oferece material moderno com aulas estimulantes e divertidas.

A proposta pedagógica tem como princípio proporcionar um aprendizado consistente através de atividades lúdicas onde os alunos aprendem a se sociabilizar, a empreender e a assimilar conceitos em dois idiomas e assim se comunicar e interagir em um mundo cada vez mais internacionalizado.

2Ways Programa Bilíngue desenvolve o processo de ensino-aprendizagem a partir de uma perspectiva que integra a língua, a cultura e o conhecimento do aluno.

Como funciona?

2Ways Programa Bilíngue adapta-se à proposta pedagógica da escola com carga horária: aulas 5 vezes por semana de 45’. As aulas são práticas, lúdicas e 100% ministradas em inglês. As crianças assimilam o idioma de forma natural e prazerosa.