Na Fase 3, as crianças são convidadas a experimentar diferentes movimentos, a explorar materiais, a brincar, criar e transformar.

Para essa faixa etária, os eixos de Arte e Movimento são priorizados para atender às necessidades dos pequenos, além da exploração do corpo, do espaço e de diferentes materiais. Rodar, saltar, pular, rolar são algumas das situações propostas no material, assim como apreciar uma obra de arte, construir um brinquedo, cantar uma música. Conhecer-se, reconhecer seu corpo, o dos seus amigos, seus limites e possibilidades são alguns dos objetivos que norteiam a proposta.

E a brincadeira não para! As demais sequências contemplam os eixos Linguagem oral e escrita, Matemática, Natureza e Sociedade. Nessas sequências, a oralidade ocupa um espaço significativo. As crianças são instigadas e desafiadas o tempo todo.

Ainda temos uma novidade para essa turminha: a presença de um mascote, uma cobra! Esse mascote, cuja identidade será construída pelas crianças, acompanhará a turma ao longo de um trabalho, criando vínculos e estreitando laços.

Material do aluno

O material do aluno de 3 anos é anual e contempla fichas e anexos. Está organizado em quatro unidades de trabalho, com duração de dois meses cada uma.

As fichas de aluno têm natureza diferente daquelas encontradas em um livro didático: acompanhar uma história; trazer uma imagem ou um texto para introduzir uma problematização; aprender a construir um brinquedo; conhecer um artista; pensar em um problema; registrar uma atividade; entre outras. Cada uma foi planejada em função de uma sequência didática ou do projeto em curso.

Os anexos são recursos necessários para o desenvolvimento das atividades: obras de arte, móbiles, jogos, entre outros, para cada aluno.

A proposta de trabalho foi planejada de modo a contemplar os diferentes eixos e recursos propostos, garantindo espaço para trabalhar também alguns projetos próprios e ações específicas da escola.