Aos 4 anos, o brincar, as linguagens artísticas e o desenvolvimento da oralidade estão muito presentes na criança. O Projeto Ciranda, tendo em vista essas características e as necessidades infantis, explora, nos diferentes eixos do conhecimento, as diversas linguagens da criança, considerando a importância da interação, dos jogos e das brincadeiras, do movimento, do desenho, da dramatização, da pintura e da música.

Além disso, organiza as sequências didáticas, as atividades permanentes e pontuais considerando que existem múltiplas inteligências, que o cérebro aprende diante de desafios e por meio de resolução de problemas e que estabelece conexões entre os conhecimentos.

Material do aluno

Com um visual inovador e design moderno, o material do aluno de 4 anos está organizado em duas pastas, uma por semestre, organizadas em oito unidades de trabalho, com duração de um mês cada uma.

Cada uma das pastas reúne fichas e anexos para serem utilizados durante os projetos ou sequências didáticas propostos, contemplando, de forma sistematizada e integrada, as cinco áreas indicadas pelos Referenciais Nacionais Curriculares para a Educação Infantil.

As fichas de aluno têm natureza diferente daquelas encontradas em um livro didático: acompanhar uma história; trazer uma imagem ou um texto para introduzir uma problematização; aprender a construir um brinquedo; conhecer um artista; pensar em um problema; registrar uma atividade, entre outras. Cada uma foi planejada em função de uma sequência didática ou do projeto em curso.

Por serem destacáveis, as fichas de aluno permitem a construção de um portfólio, documento que propicia ao professor, ao aluno e à família uma noção da evolução da aprendizagem da criança, ao longo do período em que o trabalho foi realizado.

A proposta semestral considera que é preciso um tempo maior de ensino e aprendizagem na Educação Infantil, a fim de que se possa acompanhar o desenvolvimento dos alunos por um período mais longo.