Todas as pesquisas mostram que as famílias ainda participam pouco da educação dos filhos. Em parte por achar que não são capazes, em parte por atribuir a função apenas às escolas, o fato é que as famílias perdem uma ótima oportunidade de conviver e crescer juntas. Veja algumas dicas para que você possa participar mais da educação das crianças, desde os primeiros anos.
- Crianças gostam de história. Ao ouvi-las, começam a ter suas próprias ideias de como é o mundo, ampliam o vocabulário e, assim, sua capacidade de se expressar e compreender. Certamente você conhece muitas. Pois crie o hábito de contá-las para as crianças.
- Faça da escola uma experiência de prazer. Refira-se com as professoras, aos trabalhos, às rotinas sempre de forma positiva. Saber que os pais gostam da escola fará com que a criança se adapte melhor e mais rapidamente.
- Mantenha-se informado a respeito do que acontece na escola. Que trabalhos estão sendo desenvolvidos, o que seus filhos estão aprendendo. Não é preciso ser especialista para fazer perguntas e mostrar interesse pelo processo. Seu filho ficará entusiasmado em poder contar o que faz lá.
- Procure ter em sua casa material para que as crianças desenhem, pintem, modelem. As atividades de artes são muito importantes para o bom desenvolvimento delas.
- Sempre é possível conseguir livros, gibis e outros tipos de texto. Deixe acessível para os seus filhos para que mexam à vontade. Assim nasce o prazer pela leitura.
- Participe da lição de casa. Não faça a tarefa pela criança, mas acompanhe-a, garantindo que tenha boas condições para realizá-la.
- Participe da escola do seu filho. Converse com as professoras, com a coordenadora, pergunte como está o desenvolvimento dele. Não basta saber se está sendo bem cuidado, se faz ‘artes’ ou se come bem. Pergunte também se gosta de aprender, o que gosta de fazer e o que a escola tem feito para que ele aprenda cada vez mais.
- Não falte às reuniões de pais. Tanto melhor será se o casal puder participar junto!
- Evite comentários ou críticas que dão a ideia de que não são capazes de aprender ou fazer bem algo. Ao contrário, elogie seu filho, manifeste altas expectativas sobre ele. Sonhe alto, mesmo, e mostre o quanto confia que conseguirá aprender.
- Na educação de crianças, tudo está ligado. Para aprender, a criança precisa estar bem alimentada, ter dormido bem, estar segura do afeto dos que a cercam. Lembre-se de prestar atenção se está ouvindo e vendo bem, se os dentes estão saldáveis ou se algum problema está atrapalhando seu desenvolvimento.